PROGRAMA MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO

Coordenador: Dr. Charbell Kury

Onde fica: Secretaria de Saúde – Rua Voluntários da Pátria, nº 875, Centro.)

Tel: (22) 2726-1350

Oferece gratuitamente equipamentos sensoriais e de locomoção às pessoas  com deficiência, como diversos tipos de próteses (utilizadas como substitutas de membros e articulações do corpo), órteses (aparelhos que servem para alinhar ou regular determinadas partes do corpo) e aparelhos para auxiliar no deslocamento do dia a dia.
O atendimento inclui o trabalho de reabilitação e o acompanhamento da evolução do paciente com a realização de exames periódicos. Visa melhorar suas condições de vida, recuperar funções biológicas, colaborar na sua integração social, minorando sua dependência e ampliando potencialidades laborativas e as atividades da vida diária.

O modelo de vacinação municipal contra o vírus do papiloma humano (HPV) foi apresentado no 6º Congresso Mundial de Vacinas em Dalian, China, em abril de 2014. Em agosto de 2014, outra exposição do modelo municipal será feita no Congresso Mundial de HPV em Seattle (EUA). Em novembro de 2013, Campos apresentou dois trabalhos relacionados à imunização no 8º Congresso Mundial da Sociedade Mundial de Infectologia Pediátrica na Cidade do Cabo, África do Sul.

Vacina HPV – Cerca de 14 mil meninos e aproximadamente 32 mil meninas foram vacinados.

Vacina PREVENAR – Com a implantação da Prevenar, em 2009, a Prefeitura promoveu a redução total de casos de meningite pneumocócica em 2010. Também houve redução de mais de 50% nas internações por doenças pneumocócicas. Desde então, mais de 40 mil crianças foram beneficiadas, somando quase 100 mil doses aplicadas.

Vacina HEPATITE A – Mais de 20 mil crianças foram beneficiadas, totalizando 40 mil doses aplicadas, e promovendo a redução de mais de 85% na circulação do vírus no município, conforme estudos realizados em mais de 1.000 crianças. Nenhum caso de hepatite A foi notificado em 2013.

CATAPORA – Mais de 9 mil crianças foram beneficiadas com a vacinação contra catapora, cujo processo de imunização foi iniciado em 2013. O município reduziu em mais de 80% o número de surtos por catapora. Os casos que chegam são isolados e em crianças fora da faixa etária.

COMO TER ACESSO:
Procura espontânea. As vacinas de rotina são ofertadas em todas as UBS. As vacinas especiais na sala 5 da Secretaria de Saúde e pelo Programa Saúde na Escola (PSE).