Notícias

Crianças e mulheres serão atendidas no novo serviço implantado pelo MPE e Prefeitura

Por Yohanna Lobo

Por Kamilla Uhl 
 
 
O Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Serviço de Atendimento à Mulher e à Criança em Situação de Violência, nesta terça-feira (13) na Polícia Técnica Científica de Campos, no bairro Caju. 
 
Os promotores Marcelo Lessa e Renata Felisberto; o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; o subsecretário de Saúde, Genil Alves; o diretor da Polícia Técnica, Carlos Frederico Ozório Nunes; e funcionários do Ministério Público participaram da inauguração. 
 
Segundo Carlos Frederico, aproximadamente 240 mulheres e crianças são atendidas anualmente na unidade. “Antes, elas ficavam no saguão mesmo, pois não tinha uma ala específica. Agora, os atendimentos serão mais humanos, evitando constrangimentos, pois elas chegam aqui muito fragilizadas”, disse. 
Venâncio lembrou que a Secretaria de Saúde garantiu toda a estrutura da unidade. “Fizemos toda a obra e fornecemos a TV para apresentação de vídeos informativos, todo o mobiliário, ar condicionado, além de insumos e medicamentos”, afirmou o secretário. 
 
Genil informou que a Secretaria também vai oferecer o kit mulher, composto de escova de dente, toalha, sabonete, camiseta, shampoo, condicionador, etc. “O objetivo é dar dignidade e atenção especial às mulheres em situação de fragilidade”, destacou Genil.
 
A  promotora da 2a Promotoria de Investigação Penal do MPE, Renata Felisberto,  explicou o novo serviço visa elucidar de forma mais rápida os crimes de homicídio  contra mulher e agilizar os inquéritos, garantindo um tratamento diferenciado a esse grupo, seguindo o modelo do IML/RJ. Ela integra o Grupo de Combate a Homicídios Contra Mulheres do MPE. “O objetivo é oferecer mais dignidade e tratamento adequado”, comentou. 
 
Na nova sala, as mulheres poderão realizar o exame pericial de forma mais reservada. Os atendimentos serão realizados pelos médicos legistas. Mas há a perspectiva de novas parcerias para cessão de corpo técnico multiprofissional para atendimento psicossocial, com psicólogos, assistente social e enfermeira.



Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação


26 - Caminhada