Serviço de Atendimento à Mulher em Situação de Violência inaugura terça

O Ministério Público Estadual (MPE) vai inaugurar o Serviço de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a  Polícia Técnica Científica de Campos, na próxima terça-feira (13), às 16h. O núcleo vai funcionar na sede do Instituto Médico Legal (IML), de acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

Mais uma reunião foi realizada no local, nesta sexta-feira (9), para fechar os últimos detalhes. O subsecretário de Saúde, Genil Alves, representou o secretário na ocasião, e explicou que toda a estrutura da sala foi montada pela Secretaria de Saúde, que realizou a obra e forneceu TV para apresentação de vídeos informativos, todo o mobiliário, ar condicionado, além de insumos e medicamentos.

“Também vamos oferecer o kit mulher, composto de escova de dente, toalha, sabonete, camiseta, shampoo, condicionador, etc. O objetivo é dar dignidade e atenção especial às mulheres em situação de fragilidade”, destacou Genil.

A  promotora da 2a Promotoria de Investigação Penal do MPE, Renata Felisberto,  explicou que integra o Grupo de Combate à Homicídios Contra Mulheres. “O novo serviço visa elucidar de forma mais rápida os crimes de homicídio  contra mulher e agilizar os inquéritos, garantindo um tratamento diferenciado a esse grupo, seguindo o modelo do IML/RJ”, disse.

Segundo a psicóloga do MPE, Joelma Azevedo, na nova sala, as mulheres poderão realizar o exame pericial de forma mais reservada. “Por enquanto, os atendimentos continuarão sendo realizados pelos médicos legistas. Mas há a perspectiva de firmarmos parcerias futuras para cessão de corpo técnico multiprofissional para atendimento psicossocial, com psicólogos, assistente social e enfermeira”, afirmou Joelma.

O diretor da Polícia Técnica de Campos, Carlos Frederico Ozório Nunes,  lembrou que a sala dispõe de banheiro e representa um ambiente mais acolhedor e humano. “A Secretaria de Saúde ajudou muito como sempre. Este ano, já contamos com outra ajuda muito grande, com a cessão dos funcionários da Prefeitura para o IML, para impedir o fechamento do órgão. Só temos a agradecer. Quase fechamos nossa unidade, mas o secretário de Governo, Anthony Garotinho se sensibilizou e nos ajudou”, informou Carlos.

photos (5)