Prevenção contra chikungunya, zika e dengue

A prevenção contra chikungunya e zika acontece, em todo município, junto à prevenção contra a dengue. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, explica que o mosquito que transmite as três doenças é a mesmo, o aedes aegypti. Nenhum caso de chikungunya e zika foi registrado em Campos até o momento.

O município registrou 838 casos de dengue este ano. Campos aderiu ao Programa Nacional de Combate à Dengue e Chikungunya e diversas ações realizadas pela Prefeitura, tanto no combate quanto na assistência aos pacientes, tiraram Campos do mapa de risco da doença.

- O prontuário eletrônico, com sistema de georreferenciamento, é um diferencial, com rápida identificação dos focos, disparando o bloqueio epidemiológico. A Comissão permanente de avaliação, monitoramento e condução dos casos suspeitos de dengue grave ou potencialmente graves, internados nas unidades de saúde de urgência e emergência, é outra medida – disse Doutor Chicão.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou diversos mutirões no início do ano de 2015, em locais como Ururaí, Tapera, Goitacazes, Donana, Nova Goitacazes, região da Pelinca, Centro e Farol de São Tomé, fiscalizando mais de 50 mil imóveis.

Além disso, cerca de 400 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam intensificando as visitas domiciliares em todo município. Eles estão dando prosseguimento às ações contra a dengue e à chikungunya, visando à eliminação de focos do mosquito transmissor das duas doenças, o Aedes aegypti.

Seis motofogs e 10 novos carros fumacê reforçam o trabalho do município contra o mosquito Aaegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. Elas são uma espécie de “moto fumacê”, úteis, principalmente em vielas e condomínios. Atualmente, estão atuando em Farol de São Tomé.

Por Kamilla Uhl.

chicungunya