Emergência e Urgência

PROGRAMA EMERGÊNCIA EM CASA

Coordenadora: Dra Maria Fernanda Alvarenga

Onde fica: Sede Administrativa: Anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG)

Tel: 192

Email: contato@emergenciaemcasa.net / estatistica192@emergenciaemcasa.net

A prioridade do programa é atender e resolver o problema de saúde do paciente, de urgência e emergência, em casa, encaminhando para os hospitais e unidades de saúde, apenas os casos que não são possíveis de serem resolvidos por completo, na UTI móvel do programa. As ambulâncias do programa são de alta complexidade, do tipo UTI, e garantem o atendimento de qualidade e diferenciado aos que mais precisam em casa.

Realiza três tipos de atendimento:
* Ambulâncias UTI, que vão com médicos a bordo e atendem em casos de urgência e emergência, com risco de vida;
* Ambulâncias de suporte básico, que vão com uma equipe de enfermagem a bordo, para atender a casos moderados e leves, sendo também utilizadas para casos que precisam ser cuidados no hospital, como fraturas;
* Ambulâncias de transporte sanitário, chamadas de “ambulâncias de bairro”, que normalmente fazem o transporte de pacientes que precisam de cuidados, como curativos, fisioterapia e exames especializados.

A Baixada Campista tem duas bases do programa Emergência em Casa: uma em Baixa Grande, para cobrir as localidades de Donana a Farol de São Tomé; e a outra, em Goitacazes, que assiste os moradores de Goitacazes ao Centro. As demais bases do programa ficam em Travessão, para cobrir a região Norte e Nova Brasília, que absorve a demanda local e dos bairros adjacentes. Há, ainda, dois veículos na Central de Regulação Médica (prédio anexo ao Hospital Geral de Guarus).

COMO TER ACESSO:
O serviço pode ser solicitado pelo número 192, para atender casos de urgência e emergência, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita.




26 - Caminhada