Emergência e Urgência

Prefeitura aplicou mais de R$ 200 milhões de royalties nos hospitais conveniados em cinco anos

A Prefeitura de Campos aplicou R$ 200.790.771,84 de recursos dos royalties do petróleo nas 17 unidades contratualizadas à Secretaria Municipal de Saúde, de 2010 a 2014. A verba paga é utilizada para complementar a tabela de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que se encontra totalmente defasada, ofertando, assim, serviços não contemplados pelo SUS.

Ao Hospital Doutor Beda (Grupo IMNE), ,por exemplo, foi paga a quantia de R$5.075.331,00; ao Hospital Escola Álvaro Alvim, R$ 32.820.241,73; Hospital Beneficiência Portuguesa, R$ 37.160.971,72; Hospital Plantadores de Cana, R$ 52.964.464,76; e Hospital Santa Casa de Misericórdia, R$ 57.918.755,15.

Os pacientes são beneficiados com serviços como tratamento hiperbárico, para pacientes com feridas vasculares; nutrição enteral para pacientes em terapia intensiva; tratamentos oftalmológicos; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal; enfermaria de pediatria; cirurgias pediátricas; Banco de Leite Humano; otorrinolaringologia; Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI); Reeducação Postural Global (RPG); atendimento integral ao paciente pé-diabético; cirurgias bariátricas; hidroterapia; diárias de UTI; procedimentos urológicos; tratamento de infertilidade e reprodução humana assistida; exames diagnósticos em ginecologia; entre outros.

Além dessa verba, a Secretaria Municipal de Saúde repassou mais de R$ 514 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos prestadores de serviços, no mesmo período. A Prefeitura mantém, ainda, dois hospitais municipais, com recursos próprios, para pagamento de pessoal e, principalmente, com royalties do petróleo, para custeio e investimentos: Hospital Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus (HGG).

CONFIRA A TABELA:

tabela