Contra as drogas: pacientes da UAI na Guarda Mirim

Por admin

Dois adolescentes assistidos pela Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) estão inseridos no Projeto Guarda Mirim, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). A formatura deles vai acontecer no próximo dia 26, na Praça São Salvador, com outros 118 cadetes. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, eles participam ainda, de outros projetos, auxiliando no combate às drogas.
- A Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) está atuando na reinserção social de crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos de idade, e no combate às drogas. Esta parceria com a Guarda Mirim vem colaborar com as ações já desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, e já é um grande sucesso – disse Doutor Chicão.
A UAI integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o Plano Emergencial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. A UAI está promovendo o atendimento na modalidade de acolhimento transitório, em caráter 24 horas, para três meninos com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.
O vice-prefeito destaca que no Estado do Rio de Janeiro, com exceção da capital, Campos é o primeiro município com uma estrutura de UAI e Consultório na Rua. Este último será implantado em breve. “Para isso, criamos o Comitê Municipal Intersetorial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Também aderimos ao programa federal “Crack – é possível vencer””, afirmou.
Segundo o coordenador da Guarda Mirim, Pedro de Mello, eles aprenderam sobre ética, cidadania, nutrição, drogas, violência urbana, entre outros temas. “Após a formatura, os guardas mirins farão mais um curso, de cerca de três meses, através de parceria da Fundação da Infância e da Juventude com a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Federal Fluminense (IFF)”, disse o coordenador.

Foto: Secom