Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Animais pequenos sem raiva há 10 anos e humanos há 5

Por admin

Os animais de pequeno porte da cidade de Campos estão livres da raiva há mais de 10 anos. A informação é do diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cesar Salles. O município também não registra nenhum caso de raiva em humanos há mais de 5 anos, segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
O Programa de Controle de Morcegos e Raiva Animal do CCZ desenvolve várias ações que vêm contribuindo para que esta doença não acometa cães e gatos e, principalmente, os humanos, no município. Salles explica que a vacinação de grandes animais é feita pela Secretaria Municipal de Agricultura. No entanto, a vacinação anual de pequenos animais é feita pelo CCZ.
- Esse ano, a campanha nacional de vacinação contra raiva deve acontecer em setembro ou outubro. Vacinamos, anualmente, cerca de 88 mil animais. O CCZ também faz o controle de morcegos hematófagos, orientação à população, visitas a comunidades rurais e distribuição de pastas vampiricidas – disse Cesar Salles.
Ainda de acordo com o diretor, quando a Secretaria de Agricultura identifica a raiva em grandes animais, o CCZ também realiza ações no mesmo local, para evitar que a raiva seja transmitida aos animais de pequeno porte, como as medidas realizadas em Rio Preto, Usina Cambaíba, na Baixada Campista; e Dores de Macabu, em parceria com a Defesa Sanitária Estadual e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a raiva dos herbívoros (equinos, bovinos, caprinos, ovinos) é causada principalmente por mordeduras de morcegos hematófagos (vampiros).
- Esta doença, que causa impacto tanto econômico, quanto de saúde pública, por ser uma zoonose, atingindo o ser humano, pode ser facilmente controlada com o hábito rotineiro do produtor rural de vacinar seus animais contra a raiva, de preferência, semestralmente, em áreas com incidência de mordeduras de morcegos – explicou Charbell.

Foto: Antônio Leudo