Emergência e Urgência

Saúde implanta comissão de monitoramento dos casos graves de dengue

Por admin

A Secretaria Municipal de Saúde implantou a comissão permanente de avaliação, monitoramento e condução dos casos suspeitos de dengue grave ou potencialmente graves, internados nas unidades de saúde de urgência e emergência. A determinação é do secretário de Saúde, Doutor Chicão, e representa mais uma medida do Plano Municipal de Contingência da Dengue, visando evitar óbitos pela doença na cidade.

A comissão foi instituída este mês e publicada no Diário Oficial do município, no dia 11 de junho, por meio da Portaria 04/2014. Segundo Doutor Chicão, o objetivo é avaliar e apoiar tecnicamente as unidades na condução desses casos, fortalecendo o seguimento dos protocolos clínicos de tratamento dos mesmos.

De acordo com ele, trata-se do novo protocolo da dengue, que vai favorecer a imediata notificação da doença aos órgãos de vigilância epidemiológica e ambiental, para o combate ao vetor. A Secretaria de Saúde já disponibiliza senha e suporte logístico às unidades públicas e particulares, para a inclusão dos casos no sistema SINANweb.

- A medida foi necessária em razão da ocorrência de casos e óbitos suspeitos de dengue de evolução atípica. A Secretaria vem orientando os profissionais da área da saúde quanto ao diagnóstico precoce e preciso da doença. Estamos enviando ofício a todas as unidades para que todos os casos graves com suspeita de dengue sejam informados ao Centro de Referência da Dengue (CRD), imediatamente – explicou.

O grupo técnico também vai orientar a coleta oportuna, transporte e referenciamento de amostras biológicas para laboratórios de saúde pública regionais ou centrais – Hospital Geral de Guarus (HGG), Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen), e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

- A Comissão visa, ainda, fortalecer o apoio educacional por meio de cursos e palestras, sobre os diagnósticos diferenciais, aos profissionais dos hospitais e demais unidades de saúde; e fortalecer o apoio logístico na organização das inserções dos casos de dengue e outras doenças de importância epidemiológica na planilha do sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), da Secretaria de Estado da Saúde – disse o secretário de Saúde.

Clique aqui para visualizar a comissão: