Notícias

Aumento de leitos hospitalares em Campos

Por Daniele Mialha Vidal

Um mapeamento do Conselho Federal de Medicina mostrou que, em cinco anos, 18 estados e o Distrito Federal, perderam quase 24 mil leitos de internação do Sistema Único de Saúde. Em dezembro de 2010, eram 335 mil leitos de internação. Em dezembro do ano passado, o número caiu para quase 312 mil. Na contramão do que ocorre em todo país, a Prefeitura de Campos aumentou a oferta de leitos.

 
Desde 2009, o número de diárias autorizadas pela Central de Regulação Municipal aumentou, ajudando a reduzir o número de óbitos. Ao todo, o município dispõe de 1.402 leitos, incluindo os de UTI, de especialidades, clínicos e cirúrgicos. Em 2008, havia apenas 81 leitos de UTI em Campos e hoje são 143. 

 
- Além disso, Campos aprovou junto ao governo federal a implantação da Rede Municipal de Atenção à Urgência e Emergência, que vai continuar garantindo o aumento de leitos hospitalares – afirmou o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. 

 
O Hospital Ferreira Machado (HFM), por exemplo, ganhou há três anos, uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com uma área construída de 1.200m², a UTI, em funcionamento, conta com 30 leitos, sendo 24 deles divididos num sistema de box e outros seis leitos na Unidade Intermediária (UI).  



Por Kamilla Uhl


photos-3
 


26 - Caminhada