Fórum da Rede Cegonha fala sobre avanços na Atenção Básica

A implantação do Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha está contribuindo para promover uma série de avanços e melhorias na Atenção Básica de saúde.  Uma delas diz respeito ao fortalecimento do diálogo entre os dispositivos atuantes na rede de atenção materno-infantil. A afirmação é da apoiadora Institucional da Diretoria de Atenção Básica e do Grupo Condutor, Camila Silveira, durante o I Fórum Municipal da Rede Cegonha de Campos dos Goytacazes, realizado nesta quarta-feira (7).

O evento aconteceu na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que estava lotado. Promovido pelo Grupo Condutor Municipal, abordou o tema “Atenção Materno-infantil: avanços e desafios em Campos dos Goytacazes”.

- Outros avanços são a implantação do Comitê de Mortalidade Materno-infantil; diálogo com os CRTCAs 1 e 2; fizemos 17 reuniões ordinárias e extraordinárias do agrupo; participamos ativamente das reuniões do grupo condutor regional da rede cegonha; pactuação do Centro da Mulher (CRTM) como unidade de referência de atenção a gestantes de alto risco; qualificação da atenção básica no acompanhamento ao pré-natal; realização do teste do coraçãozinho nas maternidades; vinculação da gestante à maternidade de referência; agendamento de visitas das gestantes às  maternidades de referência; planejamento intersetorial para ampliação do tratamento de sífilis; elaboração do plano municipal da rede cegonha; entre outros avanços – destacou Camila.

Segundo o diretor da Atenção Básica e coordenador do Grupo Condutor, Renato Glória, a descentralização do teste rápido diagnóstico em sífilis para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em parceria com o CDIP, representa outro importante avanço. Para ele, o Fórum atingiu o objetivo de desenvolver o diálogo entre os três níveis da rede municipal de saúde.

- Esse cenário municipal da Rede Cegonha vem sendo construído há 3 anos. Isso mostra que construir políticas públicas de saúde é um processo longo, muitas vezes. Hoje, os testes para sífilis são oferecidos em 47 unidades. Doravante, basta darmos continuidade a esse processo – disse Renato.

Participaram do evento médicos, representantes e gerentes dos Programas de Saúde da Mulher, de Saúde da Criança e do Adolescente, da Subsecretaria de Atenção Básica (AB), dos hospitais conveniados, das UBSs, Estratégia Saúde da Família (ESF), maternidades, estudantes de medicina, enfermagem e odontologia.

photos (4)