Notícias

Publicado maior livro sobre amamentação com participação de três campistas

Por Daniele Mialha Vidal

Já está à venda a maior publicação brasileira sobre aleitamento materno, com participação de três campistas, servidores da rede municipal de saúde. Trata-se da 4a edição do livro Amamentação – Bases científicas, que reúne 63 autores que escreveram 38 capítulos em quase 600 páginas sobre o assunto. A obra está disponível no site da Editora Gen http://www.grupogen.com. br/amamentac-o-bases- cientificas e, em breve, nas principais livrarias do país.

  
O médico infectologista pediátrico e responsável técnico da Direção de Vigilância em Saúde, Charbell Miguel Haddad kury; e o dentista, acadêmico de Medicina e diretor de Vigilância em Saúde, Marcus Miguel Haddad kury, assinaram o capitulo específico sobre a Infectologia pediátrica e o aleitamento materno. Já o pediatra e conferencista, Luís Alberto Mussa Tavares, foi o idealizador de uma seção específica sobre aleitamento materno em prematuros, sendo autor de diversos capítulos da obra. 

 
- É uma honra para nossa Prefeitura termos 3 servidores públicos fazendo parte de um dos 63 autores brasileiros, maiores especialistas em suas áreas. Eu considero uma enorme distinção como infectologista Pediátrico, entre tantos no Brasil, ser escolhido para representar a classe neste capítulo. Procuramos esgotar todo o tema abrangendo todos os problemas de infectologia que podem afetar a amamentação, como Zika, ebola, dengue, HIV, entre outros – afirmou Charbell.

O lançamento está acontecendo em diversos locais do país. Charbell e Marcus participaram do lançamento durante a IV Conferência Internacional de Humanização do Parto e Nascimento, em Brasília.  Mussa, no Hospital Universitário de Maringá, Paraná. A coordenação da obra é dos médicos Cristiane F. Gomes e Marcus Renato de Carvalho. O livro cobre todas as áreas essenciais que dizem respeito à amamentação: da biologia às políticas públicas, passando por uma série de capítulos de natureza essencialmente prática, de enorme utilidade para os profissionais envolvidos na promoção e no apoio ao aleitamento. 


- Na edição anterior, fui co-autor do livro. Dessa vez quis me envolver diretamente na questão da prematuridade. Não existe outro livro com tanta propriedade sobre essa área da neonatologia e sobre as questões da prematuridade. Ele trata desde o cuidado com a família até os cuidados com ambiente do bebê e pode contribuir ainda mais com a melhoria dos níveis de atenção à mãe e ao próprio bebê – disse Mussa.



Por Kamilla Uhl




IMG_1906


26 - Caminhada