Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Dezembro Laranja também em Campos contra câncer de pele

Teve início nesta quinta-feira (1) em todo país o mês de conscientização contra o câncer de pele. A Campanha Dezembro Laranja, apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, visa promover o diagnóstico precoce e conter o aumento do número de casos da doença, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

- De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele é o mais frequente em todo o país, correspondendo a 25% dos casos e é para combatê-lo que a Sociedade promove, todos os anos, essa campanha. Vale lembrar que a maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar – explicou o secretário.

No último sábado (26), foi o Dia D – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele – antecipando a abertura da campanha. Em Campos, o evento foi realizado no Hospital Escola Álvaro Alvim, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a dermatologista e coordenadora do Programa Municipal de Oncologia Dermatológica, Liana Almeida, houve atendimento gratuito a 222 pessoas.

- Ao todo, 23 pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele e 42 suspeitas de lesões pré neoplásicas foram encaminhadas para acompanhamento na unidade hospitalar. No ano passado, a Campanha atendeu cerca de 300 pessoas no município – declarou a médica.
Um dos atendidos foi o aposentado Carlos Roberto Cordeiro, 66 anos, com lesão suspeita de carcinoma basocelular. “Gostei muito do atendimento, foi muito bom. Agora ele tem que fazer a microcirurgia. Papai já tinha muitas manchas no rosto e trabalhava muito no sol, na CEDAE, por isso ficamos preocupados”, disse Laís, filha do paciente.

O Dia D contou com a participação de médicos, residentes e acadêmicos da Faculdade de Medicina de Campos. O secretário de Saúde lembra que, em todo o país,  127 postos de saúde de 25 estados brasileiros participaram do Dia D, que mobilizou cerca de 3 mil dermatologistas.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, definem-se os diferentes tipos de câncer. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.