Cdip oferece apoio para 15 mil pessoas cadastradas

O novo (Cdip), inaugurado pela Prefeita Rosinha Garotinho em junho deste ano, em parceria com o governo federal, tem cerca de 15 mil pessoas cadastradas. Desse total, aproximadamente 3 mil pessoas com HIV/Aids estão em tratamento, incluindo adultos, crianças e gestantes.

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que a Prefeitura mantém, ainda, convênio com a Associação Irmãos da Solidariedade, no bairro Jardim Carioca, para a qual repassou mais de R$ 2 milhões por serviços prestados a pessoas com vírus HIV ou Aids. A maior parte da verba é proveniente de recursos dos royalties do petróleo; o restante advém de verba federal.

- A nova unidade, que funciona na Rua Conselheiro Otaviano, passou a contar com 11 consultórios e o dobro da capacidade de atendimento, que é diferenciado e separado para as crianças, com um projeto de humanização, sala de espera e pintura infantil, etc – explicou Venâncio.

ESTATÍSTICA

De acordo com o coordenador do CDIP, Alexandre Sereno, no ano passado, o Centro realizou cerca de 3 mil Testes Rápidos. Desse total, 145 foram reativos para HIV, correspondendo a 5,6% dos casos atendidos. Este ano, aproximadamente 1.500 testes foram feitos, e 102 casos novos de aids confirmados, sendo 68 homens e 34 mulheres.

- Campos dispõe de mais infectologistas do que a cidade de Niterói, por exemplo, em um único serviço. No estado do Rio de Janeiro, fora da capital, não existe outro polo como esse, com essa estrutura, equipe profissional e capacidade de atendimento. Além disso, a gente continua fazendo a descentralização do atendimento para os bairros, implantando polos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – destacou.

photos (1)