Notícias

COMBATE À SIFILIS INTENSIFICADO: DEZEMBRO VERDE ANTECIPADO

Por Daniele Mialha Vidal

Preocupado com o aumento do número de casos de sífilis em todo país, o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, aderiu à Campanha Dezembro Verde. Durante todo o mês de dezembro, diversas ações em diferentes instâncias da saúde pública  serão realizadas, visando intensificar o combate e controle da doença. 
Em Campos, a Prefeitura já antecipou algumas medidas como a descentralização do teste rápido diagnóstico para a doença. Atualmente 34 unidades fazem Teste Rápido para Sífilis, Hepatite B e C e Aids. Outras 14 já estão em treinamentos, totalizando 47 até o final deste ano.
 
Também haverá o DIA D do Dezembro Verde (com data a ser divulgada nos próximos dias), em que todas os postos que fazem o teste rápido e o Centro de Doenças Infecto-parasitárias (CDIP) irão testar a população para sífilis, com apoio de farmacêuticos, técnicos de enfermagem e enfermeiros do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e da Gerência de Enfermagem. 
- Quando pensamos em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), logo lembramos da Aids, mas a sífilis também necessita de observação. Para o bebê, em especial, pode representar uma tragédia, tendo como consequência, a má formação do bebê e lesões potencialmente mais graves. Por isso, reforçamos a importância das gestantes fazerem um bom pré natal. Em todos os postos de saúde da cidade há ginecologistas para acolher as gestantes e acompanhá-las – afirmou o secretário. 

Epidemia no país
 O ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o país vive uma epidemia de sífilis. Nos últimos cinco anos, a doença avançou de uma forma nunca vista. A taxa de bebês com sífilis congênita em 2015 foi de 6,5 casos a cada mil nascidos vivos – 13 vezes mais do que é tolerado pela Organização Mundial de Saúde e 170% a mais do que o registrado em 2010.
 
A sífilis em gestante passou de 3,7 para 11,2 casos a cada mil nascidos vivos, um aumento de 202%. Para sífilis adquirida (denominação dada para sífilis na população em geral) a taxa é de 42,7 casos a cada 100 mil habitantes.
 
- Há distribuição de preservativos em todas as nossas unidades de saúde com farmácia. A autoproteção e a proteção do parceiro caíram em desuso, e isso é trágico. Muitas gestantes não procuram as unidades para fazer o pré natal, adolescentes em especial. E temos unidades que atendem somente crianças e adolescentes, onde elas recebem acolhimento especial – lembrou Geraldo Venâncio.
Em Campos
Segundo o coordenador do CDIP, Alexandre Sereno, muitas pessoas abordam o tratamento. Nestas ocasiões, os profissionais da unidade fazem contato com os pacientes para evitar abandonos. No entanto, é necessário que eles autorizem a busca ativa na ficha de cadastro.
- Houve um aumento de 40% na notificação dos casos de sífilis em Campos, de 2014 para 2015, de modo geral. Desses casos, houve aumento de 190% de sífilis congênita e de 20% de sífilis em gestantes. Nos homens, o crescimento foi de 65% e de 22% nas mulheres – afirmou Sereno.
LINK: Confira as estatísticas de Campos aqui
Fórum integra Dezembro Verde
O Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o I Fórum Municipal da Rede Cegonha de Campos dos Goytacazes, que também integra a programação do Dezembro Verde. O tema abordado será “Atenção Materno- infantil: avanços e desafios em Campos dos Goytacazes”. O evento acontecerá  no dia 07 de dezembro deste ano, das 8h às 17h, em local a ser divulgado nos próximos dias.
Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, poderão participar os  profissionais da Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família (ESF), Maternidades e estudantes da Medicina, Enfermagem e Odontologia. “As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Atnção Básica, na sede da Secretaria ou pelo email atencaobasica.campos.rj@ gmail.com”, disse.
 
A Doença 
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que, se não tratada corretamente, causa prejuízos sérios à saúde. Pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, provocando aborto, lesões de pele e malformações. O bebê ainda pode nascer sem vida. Quando descoberta cedo, ainda nos primeiros meses da gestação, a sífilis pode ser tratada, impedindo a transmissão à criança.
É fundamental que o parceiro também se previna, participe do pré-natal, faça o teste e, em caso de resultado positivo, inicie o tratamento imediatamente. Só assim é possível evitar uma nova infecção e garantir a saúde do bebê. O teste rápido de sífilis é gratuito na rede pública de saúde. O uso da camisinha feminina ou masculina é fundamental para prevenir a transmissão da sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nunca use um preservativo rasgado ou furado. Cada camisinha só deve ser usada uma vez.


Unidades que realizam o teste rápido de HIV/Sífilis/Hep B e C


UBS Alair Ferreira
UBSF Aldeia/Colégio Agrícola
UBSF Conceição do Imbé
UBS Custodópolis
UBSF Dores de Macabú
UBS Eldorado
UBS Félix Miranda
UBSF Guandu
UBS Jamil Ábido
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morangaba
UBSF Murundu
UBSF Mussurepe
UBS IPS
UBSF Pq. Imperial
UBSF Pq. Prazeres
UBSF PqRodoviário
UBSF Pernambuca
UBSF Poço Gordo
UBSF Ponta da Lama
UBSF Quilombo
UBS Santa Helena
UBS Santa Maria
UBSF São Martinho
UBSF Saturnino Braga
UBSF São Sebastião
UBS Servidor
UBS Tapera
UBSF Terra Prometida
UBSF Vila Nova
UBSF Venda Nova
CENTRO DA MULHER (CRTM)
CRTCA I
CRTCA II


Por Kamilla Uhl


IMG_1276


26 - Caminhada