Notícias

DAF Promovendo Educação em Saúde no Ciep José do Patrocínio

Por Daniele Mialha Vidal

Cerca de 400 alunos do Ciep José do Patrocínio, no Parque São Jorge, foram contemplados com ação preventiva do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (10). Eles participaram de palestras sobre prevenção ao suicídio, diabetes e hipertensão, e sobre transtornos alimentares, como bulimia, anorexia, entre outros, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.



- O evento contou com apoio de estudantes de nutrição e enfermagem da Universidade Estácio de Sá, Faculdade de São Fidelis, e a Instituição Amigos do Rim. O projeto é itinerante e tem visitado diversas unidades de saúde, escolas e praças públicas também. A finalidade é prevenir doenças e incentivar o uso consciente e correto de medicamentos – explicou o secretário.



Eventos ocorrem semanalmente. Na semana passada, o doutor em Gastronomia Funcional, Luiz Castillo, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, ministrou palestra sobre na sede da Secretaria para o público diabético. Na ocasião, o farmacêutico especializado em Farmácia Clínica e Administração dos Serviços de Saúde, Marlos Ottoni, também falou sobre o Bem Estar dos pacientes diabéticos. Houve, ainda, participação dos alunos do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos.



- Durante os eventos, são ofertados, ainda, diversos outros serviços como orientação farmacêutica, orientação nutricional, aferição da pressão arterial e da glicemia; peso, altura e circunferência abdominal; índice de massa corporal (IMC) e testes rápidos de triagem para hepatite B, C e sífilis – disse Marlos.



A gerente do DAF, Bruna Araújo, destaca que, quando os pacientes atendidos durante essas ações apresentam alguma alteração de glicemia e de pressão arterial, por exemplo, ou outras patologias, são orientados e encaminhados para tratamento.



- Além disso, para proporcionar qualidade de vida ao paciente diabético insulinodependente, o DAF oferece orientação individualizada aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do projeto de Atenção Farmacêutica, que também orienta os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles aprendem sobre utilização de insulinas, seringas, tiram dúvidas, aprendem sobre a maneira correta de tomar medicamentos, como identificar efeitos colaterais e reações adversas, etc. Basta nos procurar no DAF para participar – afirmou Bruna. 



Por Kamilla Uhl


IMG_1255

 


26 - Caminhada