Dia Nacional do Combate à Asma: Proapar visita hospitais

Por admin

O Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) vem promovendo um trabalho de orientação e informação nos hospitais, quanto ao protocolo de atendimento para tratamento de asma e rinite. A medida integra as ações em comemoração ao Dia Nacional do Combate à Asma, celebrado em 21 de junho. A informação é do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

- Equipes do programa já visitaram o Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus, Hospital dos Plantadores de Cana e diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), divulgando o tratamento e os serviços oferecidos no Proapar. Outras unidades continuam sendo visitadas – disse o vice-prefeito.

A coordenadora do programa, Helena Maria Riscado, e o enfermeiro do setor orientam pais e profissionais. Ela explica que toda criança que tiver mais de 3 internações por problemas respiratórios também deve ser encaminhada para o Proapar para receber acompanhamento especializado.

- Implantado pela prefeita Rosinha Garotinho, no município, em 2009, o programa tem 2.794 pacientes cadastrados. Somente nos primeiros meses deste ano, foram realizados mais de mil atendimentos. O setor oferece assistência visando reduzir as taxas de hospitalização, com tendência à redução da mortalidade hospitalar por asma, melhorando a qualidade de vida das pessoas com asma e rinite – destacou a coordenadora.

Crianças na faixa etária de 0 a 14 anos são as mais beneficiadas, se estendendo até 19 anos em alguns casos. “Em março deste ano, 282 pacientes foram atendidos no setor, contra 366 em abril”, disse Doutor Chicão. O Proapar funciona na sede da Secretaria de Saúde, na Rua Voluntários da Pátria, 875.

photos.php-48

Foto: Rodolfo Lins