Crianças são assistidas em saúde preventiva e curativa em Campos

Desde 2009, a Prefeitura de Campos vem realizando investimentos em saúde preventiva e curativa para as crianças. Em julho de 2015, a prefeita Rosinha Garotinho inaugurou a pediatria do Hospital Geral de Guarus (HGG), considerada uma das melhores do interior do estado do Rio, devido à sua estrutura, onde todas as crianças recebem alta após100% de resolução.

- Eu quando cheguei aqui com o meu filho fiquei surpreso – afirmou o produtor rural Ocimar da Silva Oliveira, 40 anos, ao conhecer de perto as enfermarias da pediatria do HGG. “O meu filho tem plano de saúde e primeiro o levei para um hospital particular, onde o atendimento foi péssimo. Quando eu o trouxe para o HGG, logo fizeram os exames e o diagnóstico foi de pneumonia”, revelou.

A dona de casa Pâmela de Souza Gomes, 28 anos, também elogiou o atendimento da pediatria no HGG. “A minha filha, de apenas 2 anos, começou as ficar bastante cansada e resolvi trazê-la para o HGG. Assim que chegamos, uma pediátrica logo a levou para fazer os exames e agora ela está no leito de uma enfermaria bastante humanizada”, ressaltou.

Mais equipamentos – Em 2011, a prefeitura já havia inaugurado o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Ferreira Machado (HFM). As crianças que necessitam de observação, recebem um atendimento mais humanizado e são acolhidas em um ambiente amplo, confortável e totalmente climatizado.

Recentemente, através da contratualização, a prefeita Rosinha Garotinho inaugurou a ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e da Unidade Intermediária (UI) Neonatal, no Hospital dos Plantadores de Cana (HPC).

Imunização – O programa continua avançando, servindo de exemplo para cidades de diferentes regiões do país, que estão se baseando no modelo de vacinação de Campos para ampliar seus programas de vacinas.

O município também oferece outras vacinas, como a que previne a hepatite A e a contra o Papilomavírus Humano (HPV) para meninas e, mais recentemente, quando o governo federal passou a oferecer a vacina, o município ampliou o atendimento para os meninos. A vacina contra a catapora também está incluída no Programa Municipal de Imunização.