Dentinho Saudável: prevenção de cáries em escolas e creches

O Clube Dentinho Saudável tem percorrido várias creches e escolas neste mês de setembro, levando a conscientização para a prevenção de cáries nas crianças, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. São desenvolvidas várias ações, como palestras com alunos e pais, teatro de fantoches e escovação supervisionada. O trabalho é desenvolvido através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, Cultura e Esportes (Smece).

A equipe é formada por dentistas e auxiliares, que percorrem as unidades escolares falando de saúde bucal de forma lúdica, inclusive para os professores e funcionários das unidades escolares. Na Escola Municipal José Faísca Giró, em Travessão, o trabalho envolveu os pais e educadores. As profissionais aproveitaram para mostrar um pouco da atuação do Dentinho Saudável nas escolas e creches da rede municipal.

A visita é previamente agendada com as gestoras das escolas e creches. Os casos de cáries são informados aos pais ou responsáveis dos alunos e encaminhados para um posto de atendimento.

Além de Travessão, o Clube Dentinho Saudável visitou as unidades: Creche Escola Doutor Félix Miranda, no Parque Guarus; Creche Escola Dom Antônio de Castro Mayer, no Parque Califórnia; Creche Irmã Zilda de Castro, na Pecuária; Creche Glicério Carlos Neto, no Parque Lebret; Escola Municipal Gonçalo Francisco Nunes, no Carvão; e Escola Senador José Carlos Pereira Pinto, no Parque Nova Brasília; Escola Municipal Lúcia Caldas, em Campo Limpo; e Escola Francisco Faria Barbosa, na Aldeia.

´Por Kamilla Uhl

photos (1)