Notícias

Serviço de Radioterapia com atendimento de alta tecnologia

Por Daniele Mialha Vidal

O Serviço de Radioterapia do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) continua prestando atendimento de alta tecnologia, através do Acelerador Linear, adquirido através de emenda orçamentária parlamentar do então deputado federal Anthony Garotinho. O setor já atendeu a 491 pacientes de Campos e de outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, como Macaé, Cabo Frio, Saquarema, Araruama, Rio das Ostras, dentre outros. A capacidade de atendimento é de 85 pacientes por dia.

Segundo o físico médico e especialista em radioterapia, Paulo Garcia, o principal de se ter um equipamento moderno é apresentar a população a tecnologia. “Uma máquina, para ela ser moderna, tem toda uma tecnologia envolvida. O principal do Serviço de Radioterapia é que a gente apresenta o Acelerador Linear para o Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, o paciente oncológico recebe o melhor tratamento da região. O paciente, que vai fazer um tratamento do câncer da próstata, por exemplo, terá menos toxidade, ou seja, menos efeitos colaterais”, disse.

O físico informou que o tratamento no Serviço de Radioterapia é realizado de segunda a sexta aos pacientes encaminhados pelo núcleo de saúde de cada cidade. “Dependendo do tipo de lesão, é feita uma dose específica que cada paciente vai recebendo diariamente. A gente vai seguindo um protocolo específico que nos orienta que alguns pacientes vão apenas fazer cirurgia, outros vão fazer cirurgia, quimioterapia e depois a radioterapia”, explicou.

O autônomo Amaro Barbosa da Silva, 59 anos, foi um dos pacientes que se tratou no Serviço de Radioterapia pelo SUS e hoje está 99% curado. “Quando descobri o câncer no reto, em 2015, eu morava no Rio de Janeiro e, após fazer os exames, fiquei três meses esperando iniciar a radioterapia. Acabei vindo pra Campos e logo iniciei o tratamento. Só tenho agradecer a Prefeitura de Campos, pois sei que, além de mim, muitas pessoas estão sendo curadas graças a este investimento”, revelou.


- Nós temos dados do Conselho Federal de Medicina que comprovam que Campos é a terceira cidade do Estado do Rio que mais investe em Saúde. A Constituição prevê que 18% do orçamento sejam destinados à Saúde e, aqui em Campos, nós investimos mais de 40%. Um desses investimentos é a contratualização dos hospitais e o Álvaro Alvim é um deles. Além disso, através de emenda parlamentar, quando Garotinho era deputado, conseguimos recursos para a compra do Acelerador Linear, que hoje ajuda a salvar a vida de muitas pessoas – afirma a prefeita Rosinha Garotinho, lembrando que a prefeitura também mantém convênio com os hospitais Santa Casa, Beneficência Portuguesa e Plantadores de Cana.



Por  Kamilla Uhl



photos (8)


26 - Caminhada