Notícias

Campos oferece mais vacinas na Campanha Nacional de Multivacinação

Por Daniele Mialha Vidal

Começou nesta segunda-feira (19), em Campos, a Campanha Nacional de Multivacinação. Ao todo, estão sendo ofertadas 14 tipos de vacinas contra a Hepatite A, VIP, meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, Dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite). Mais uma vez o município sai na frente, incluindo na campanha, a vacina contra o HPV para meninos. Segundo o responsável técnico de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde.

De acordo com Charbell, a campanha tem duas finalidades. “Uma é fazer com que os pais coloquem em dia a vacinação dos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes. A outra é o reforço de duas doses em versão oral contra a pólio em crianças de 15 meses e 4 anos, haja vista que mudou a formulação da vacina, que antes era chamada de trivalente. Agora, a vacina contra a pólio é para dois tipos de vírus e é mais segura e ocasiona menos efeitos colaterais”, revelou Charbell.

Ele lembrou que a vacina contra a pólio não será mais ofertada de forma indiscriminada para crianças menores de 5 anos, como nos anos anteriores. Agora será apenas mediante a atualização do cartão de vacina.

A campanha prossegue até o próximo dia 30. Charbell chamou atenção para o Dia D da campanha, que será realizada neste sábado (24), em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h. “Há um histórico de que 40% dos cartões de vacinas possuem algum tipo de atraso. Por isso, conclamo os pais para que possam participar da campanha em prol da saúde dos próprios filhos”, ressaltou.

A assistente social Mariá Otal, 32 anos, levou a filha Alice, de 1 ano e três meses para tomar o reforço contra a pólio. “Sempre procurei vacinar a minha filha, porque a prevenção é a melhor forma dela ser uma pessoa saudável”, destacou.

A dona de casa Juliana dos Santos, 19 anos, aproveitou a campanha para imunizar a filha Milena, de 4 meses, que tomou vacinas contra rotavírus e pentavalente. “A verdade é que sempre é melhor prevenir do que remediar. Como mãe, sempre vou querer o melhor para minha filha e o melhor para ela é ter uma saúde de ferro”, disse.


Por Kamilla Uhl.



photos (7)


26 - Caminhada