Novo Hemocentro Regional começa a ser construído com escavação para subsolo

Por Yohanna Lobo

No primeiro mês de andamento das obras de construção do Novo Hemocentro Regional Campos (HemoCampos), em área próxima ao Hospital Ferreira Machado, operários trabalham na preparação do subsolo, onde está sendo construída a base do novo prédio e o estacionamento subterrâneo. A prefeita Rosinha Garotinho lançou a pedra fundamental do HemoCampos no dia 30 de junho e as obras começaram logo na semana seguinte.

A escavação foi iniciada e os trabalhos foram direcionados inicialmente para a fundação, que deverá se prolongar por todo este primeiro mês de obras, segundo as previsões da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Máquinas e caminhões trabalham na retirada da terra para que os trabalhos sejam realizados. Após a retirada da terra vão ser colocadas as estacas de contenção dos terrenos e construções em volta da obra, além da abertura das sapatas e colocação das estacas que vão garantir a continuação da construção.

A edificação possuirá três andares, envolvendo área para atendimento aos candidatos à doação de sangue, captação de doadores, pré-triagem hematológica, triagem clÍnica, coleta de sangue total, coleta de hemocoponentes automatizada (coleta por aférese), estocagem de hemocomponentes, sala para transfusão ambulatorial, consultório para atendimento a doadores inaptos, setor de fisioterapia, consultórios para atendimento ambulatorial hematológico, consultório para atendimento farmacêutico, sala de procedimentos/exames e demais dependências administrativas e de apoio. “A área física do HemoCampos será maior que a do Hemorio. Chamamos de Hemocentro, mas será um Hospital de Hematologia”, disse o secretário de Saúde, Geraldo Venancio.

O Novo Hemocentro vai garantir melhores condições de atendimento à população, não apenas na doação de sangue, mas também no atendimento aos pacientes hematológicos. O HemoCampos vai integrar a Hemorrede Pública Nacional e será referência em hemoterapia para as Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro,  abrangendo 17 municípios vizinhos, contemplando aproximadamente 1 milhão de habitantes.