Secretaria Estadual de Saúde confirma: não há surto de meningite em Campos

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta segunda-feira (18), por email, que não há, até o momento, surto de meningite em Campos. O email foi assinado pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica Estadual, Rita Vassoler, a pedido do subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Otavio Chieppe, que recebeu, na semana passada, a solicitação do responsável técnico da Direção de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a fim de tranquilizar a população.

“Informamos que esta área técnica está acompanhando os casos de meningite notificados pela Vigilância Municipal de Campos dos Goytacazes a esta Gerência. Até o presente momento, baseando-se nos casos que nos foram notificados e nas informações que nos foram repassadas pela Vigilância Municipal de Campos dos Goytacazes, quantifica-se um coeficiente de incidência da Doença Meningocócica de 0,82/100.000 habitantes”, diz a nota.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, afirmou, inúmeras vezes, ao longo das últimas semanas, que os cuidados não devem diminuir e que a população deve manter os cartões de vacinação em dia, pois o quadro é de alerta no período de inverno, por se tratar de doença sazonal.

“Mais uma vez afirmamos que a Secretaria Municipal de Saúde trata a questão da notificação aos órgãos competentes com muito cuidado e responsabilidade. Não existe interesse em esconder casos de meningite. A nota e a confirmação do Estado só confirmam a seriedade do nosso trabalho”, explicou Geraldo Venâncio.

A nota diz ainda que “A situação de Campos, em relação à doença meningocócica, configura-se como de alerta. Até a presente data nos foram notificados 22 casos suspeitos de meningites em geral. Desses 22 casos suspeitos, 2 casos foram confirmados como doença meningocócica (sendo um deles considerado caso co-primário) e mais 2 casos estão sendo conduzidos como doença meningocócica, mas ainda sem confirmação laboratorial”.

A Secretaria Estadual de Saúde reforçou também a informação veiculada pela Secretaria Municipal de Saúde a respeito de como é feita a configuração de um diagnóstico de surto:

“Torna-se extremamente importante ressaltar que para que haja a configuração de um surto comunitário de doença meningocócica, o diagnóstico laboratorial da doença é imprescindível, visto que para o Ministério da Saúde o seguinte conceito é aplicado: “Ocorrência de 3 ou mais casos primários, do mesmo sorogrupo, confirmados por critério laboratorial específico (Cultura e/ou PCR) em período inferior ou igual a 3 meses, em residentes da mesma área geográfica, que não sejam comunicantes entre si, resultando em uma taxa de ataque primária ≥10 casos/100.000 habitantes”.

photos