Eventos

Dia do Doador de Sangue com Unidade Móvel de Coleta no Centro

Por Daniele Mialha Vidal

Em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e para marcar a data, a Unidade Móvel de Coleta do Hemocentro Regional de Campos está nesta terça-feira (14), na Praça São Salvador, até as 15h. A ideia é facilitar o acesso de doadores que não estão podendo se deslocar até o Hemocentro, anexo ao Hospital Ferreira Machado. 


Assim foi com Maria da Conceição Duarte, 51 anos, moradora de Ponta da Lama. “Aqui no Centro é muito mais fácil comparecer e eu nem sabia que era Dia do Doador de Sangue. Na Igreja falaram que era dia do pastor evangélico e então resolvi voltar a doar sangue”, disse Maria, que estava acompanhada pelo marido, que também se cadastrou para a doação.


Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. 


Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente. 


Homenagem – No ano de 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue, com o objetivo de homenagear os doadores e reverter uma situação crítica diagnosticada pela própria OMS. 


Por Kamilla Uhl


26 - Caminhada