PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA HANSENÍASE

Coordenador: Dr. Edilbert Pellegrine

Onde fica: Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG), ao lado do HGG – Estrada de Santa Rosa, s/n.

E-mail: doutorpellegrini@yahoo.com.br

Tel: (22) 2726-1100

Dispõe de um Centro de Referência Regional, atendendo, inclusive, a pacientes de outros municípios. Desenvolve ações que visam orientar os diferentes níveis de complexidade dos serviços de saúde, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo as ações de Vigilância Epidemiológica da hanseníase na busca de casos novos, de abandono e de contatos na promoção da saúde com base na Educação em Saúde na comunidade. Orienta as UBS para que sejam capacitadas a evidenciar a doença, tratando-a na própria unidade, de modo a encaminhar apenas os casos graves para o Centro de Referência.

COMO TER ACESSO:
O acolhimento do usuário ocorre por demanda espontânea (sem necessidade de encaminhamento da UBS) ou por referência de outro profissional da saúde da nossa região. Após a confirmação do diagnóstico de hanseníase realizado pelos médicos ou enfermeira do programa, o usuário é atendido pela assistente social e psicóloga. Seu retorno às consultas é agendado de acordo com o esquema terapêutico ou dependente das necessidades individuais de cada usuário. Em consonância ao protocolo de atendimento do Ministério da Saúde, por ser uma doença transmissível, os familiares dos pacientes diagnosticados são convidados a comparecer ao programa para avaliação dermatológica na busca de sinais precoces da doença.

O paciente deve apresentar documento de identidade, comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS.

PROFISSIONAIS:
médico, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, enfermeira e técnico de enfermagem.

photos.php-11