Notícias

Campos aprova adesão ao SAMU na CIB e COSEMS

Por Daniele Mialha Vidal

A Secretaria de Saúde de Campos conseguiu aprovar a adesão do município ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em caráter tripartite, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Com isso, o município será a primeira cidade da região Norte Fluminense a fechar o projeto da Rede Municipal de Atenção à Urgência e Emergência, para a qual será polo regional. 


A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Geraldo Venancio, durante entrevista coletiva concedida à imprensa nesta sexta-feira (15), na Fundação Municipal de Saúde. A adesão aconteceu nesta quinta-feira (14) durante as assembleias da CIB e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), das quais ele participou. 


- A adesão ao SAMU era a única exigência para que a Rede Municipal de Atenção à Urgência e Emergência fosse implantada. Agora, o processo seguirá imediatamente para Brasília para publicação de portaria. A partir da publicação, começaremos a receber os recursos do Ministério da Saúde (Governo Federal), que serão usados prioritariamente na implementação de novos leitos hospitalares – explicou o secretário.


A expectativa é de que a Rede seja implantada nos próximos meses. O programa Emergência em Casa que conta apenas com recursos municipais, será integrado ao SAMU. A implantação da Rede vai proporcionar o aumento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) em Campos e região, seguindo o que já tem sido feito nos últimos anos.
Desde 2009, o número de diárias autorizadas pela Central de Regulação Municipal aumentou, ajudando a reduzir o número de óbitos. Ao todo, o município dispõe de 1.402 leitos, incluindo os de UTI, de especialidades, clínicos e cirúrgicos. Em 2008, havia apenas 81 leitos de UTI em Campos e hoje são 143. 



Por Kamilla Uhl


Samu




26 - Caminhada