Campanha de Vacinação contra Gripe começa segunda

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe Influenza 2015 terá início na próxima segunda-feira (4) e prossegue até o dia 22 de maio. O Dia D está marcado para sábado (9). O objetivo, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Em Campos, a estratégia municipal é diferenciada e tem apoio de quase 80 polos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos volantes, hospitais e Centros de Referência. A população acamada contará, novamente, com o serviço de agendamento para vacinação pelos telefones (22) 27261378, 27332820 ou 22 27220805, ou na Direção de Vigilância em Saúde, na Sede da Secretaria de Saúde.

- A expectativa é vacinarmos, aproximadamente, 116 mil pessoas em nosso município. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados – afirmou Doutor Chicão.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a meta é imunizar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação: trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

- Já na próxima semana, daremos início à vacinação extramuros, que é um diferencial na nossa cidade, no presídio feminino, Hospital Plantadores de Cana, Asilo do Carmo e Asilo Monsenhor Severino. Sempre fazemos a busca ativa do público alvo, para garantir uma grande cobertura. Depois, avançaremos para o presídio masculino, DEGASE, Hospital Álvaro Alvim e Hospital Psiquiátrico Henrique Roxo – explicou Charbell.

tabela 1-01tabela 2-01