Notícias

Dia Internacional da Síndrome de Down: pacientes tratados no CRTCA

Por Daniele Mialha Vidal

Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta segunda-feira, 21 de março, a Secretaria Municipal de Saúde está criando um Protocolo de Fluxo de Atendimento para os pacientes do Programa de Genética. Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, para isso, também está em fase de elaboração um formulário especial para solicitação de exames no Laboratório de Genética, com detalhamento da indicação clínica e justificativa do médico especialista.

 

Mais de 200 pacientes com síndrome de down estão em tratamento no Programa, que tem cerca de mil pacientes cadastrados, com diferentes patologias e diagnósticos. Adultos e crianças são beneficiados com os serviços do órgão e atendidos pelo pesquisador e geneticista, Marcelo Coutinho.

 

- O Protocolo está sendo criado em parceria com o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente 2 (CRTCA 2), Programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia), e Laboratório Regional do Hospital Geral de Guarus (HGG) – disse o geneticista.

 

O objetivo é garantir o atendimento a quem realmente precisa. São exames caros, que custam cerca de R$ 8 mil reais, em média, que, muitas vezes, são indicados sem necessidade. “Está havendo uma demanda espontânea muito grande sem justificativa real. Todas as unidades da rede municipal de saúde e da rede contratualizada receberão o protocolo e o formulário especial”, afirmou o secretário de saúde.

 

De acordo com o geneticista, o ambulatório do Programa oferece atendimentos de pessoas de Niterói ao Sul da Bahia e realiza inúmeros exames, dentre eles para identificar síndromegenética, avaliar risco de aborto em gestantes, crianças com atraso no aprendizado, abortos constantes, crianças com má formação, crianças autistas, além dos atendimentos realizados em crianças internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com doenças metabólicas.

 

- O serviço dispõe, em parceria com o CRTCA 2, de equipe multidisciplinar com enfermeira, pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Apesar do serviço ser da rede pública, oferecemos qualidade de rede particular. Nossas consultas são detalhadas e temos os resultados de exames on line – explicou o coordenador.

 

Por Kamilla Uhl



photos


26 - Caminhada