UBSF fazem cerca de 300 atendimentos médicos/mês

A Prefeitura de Campos reativou a Estratégia Saúde da Família (ESF) em 26 locais. O atendimento, dependendo do quadro, é em domicílio ou nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Cada unidade faz cerca de 200 a 300 atendimentos médicos/mês, sem contar os demais atendimentos e serviços, variando de unidade pequena para de maior porte, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

Dentre vários avanços obtidos com a implantação das UBSF, o maior ganho é a garantia de médico generalista quatro dias da semana, o dia todo, atendendo pacientes agendados e a demanda espontânea. A implantação da Estratégia acontece de forma gradativa nos demais pontos da cidade.

O programa está presente na área urbana no Parque Aldeia, Terra Prometida, na Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo e no Parque Prazeres. Na área rural, Dores de Macabu, Quilombo, Ponta da Lama, Pernambuca, Lagoa de Cima, Conceição do Imbé, Morangaba, Santa Cruz, Saturnino Braga, São Martinho, Três Vendas e Lagamar, no Farol de São Thomé, Conselheiro Josino, Ribeiro de Amaro, Vila Nova, Murundu e Venda Nova também contam com o novo modelo.

- A Prefeita Rosinha Garotinho fez convocação de cerca de 180 profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), entre dentistas, enfermeiros, agentes comunitários, auxiliares de serviços bucais e técnicos de enfermagem – explicou o secretário.

Mais de 36 mil pessoas foram cadastradas pelos agentes, o equivalente a 11 mil famílias. Os agentes contribuem na entrega de medicamentos, atualização do cartão de vacinação, marcação de consultas e de exames. “Minha esposa foi muito bem atendida na UBSF do Parque Prazeres. A médica fica o dia todo no posto agora e é muito atenciosa, educada, investiga tudo, pergunta tudo”, disse o mecânico Francisco Carlos Barbosa da Silva, 58 anos.

medica_prof_de_saude_atendendo_paciente_coaching