Notícias

Ações de combate ao aedes aegypti apresentadas na Câmara

Por Daniele Mialha Vidal

O vice-prefeito Doutor Chicão participou da Audiência Pública da Câmara Municipal de Campos, nesta quarta-feira (9), sobre o combate ao mosquito aedes aegypti. A sessão especial foi proposta pelo vereador Jorge Magal e aconteceu no plenário Alvaro Lopes Vidal. Também participaram o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cesar Salles; presidente da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara, Paulo Hirano; e o diretor do Centro de Referência em Doenças Imunoinfecciosas (CRDI), Luiz José de Souza.


A audiência contou ainda com o representante da Procuradoria do Município, Filipe Mocaiber; representantes do 56º Batalhão de Infantaria (56º BI) e do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Neidimar Abreu e Eliana Carneiro.


- Estamos promovendo diversas mobilizações no município, indo às áreas com maior número de casos confirmados de dengue, promovendo bloqueio epidemiológico. Trata-se de um risco nacional, tanto na questão da dengue quanto na questão do vírus zika e chikungunya. Não existe milagre para eliminar o mosquito, existe combate. E isso estamos fazendo veementemente – afirmou Doutor Chicão.


De acordo com Cesar Salles, após a sanção da lei nº 8.695/2016, que consolida as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, foram aplicados 198 termos de infração a donos de imóveis e terrenos em Campos.


- A lei é muito boa e está auxiliando nosso trabalho, pois considera infração administrativa toda ação ou omissão que coloque em risco a saúde coletiva no que diz respeito a não eliminação de criadouros do mosquito. A conscientização promovida nos mutirões também tem surtido efeito – comentou Salles.


O diretor o CRDI falou sobre sintomas das doenças, tratamento, estudos clínicos em nível mundial, etc. “A situação é muito delicada em todo o mundo. A transmissão sexual do vírus zika já está comprovada, portanto não deixar o mosquito nascer. Também não existe sorologia para zika ainda. A prevenção e a eliminação dos criadouros são a única solução”, defendeu o especialista.


Por Kamilla Uhl



12823278_918574941595047_4061269499344378533_o 


26 - Caminhada