Mais leitos de UTI com a Implantação da Rede de Urgência e Emergência

A implantação da Rede Municipal de Atenção à Urgência e Emergência vai proporcionar o aumento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Campos e região. A informação é do secretário de saúde, Geraldo Venancio, que presidiu a  primeira reunião do Comitê Gestor para Implantação da Rede, quinta-feira (3) na Faculdade de Medicina de Campos.

- Para a implantação da Rede é preciso cumprir as cinco fases da operacionalização: da adesão e diagnóstico, do desenho da rede de atenção, da contratualizacao dos pontos de atenção, da qualificação dos componentes e da certificação da rede. Saímos da segunda fase e estamos aguardando a aprovação oficial do Ministério da Saúde para fazer a contratualização, pois conseguimos acelerar a tramitação até Brasília – explicou Venâncio.

Além disso, a Secretaria de Saúde vai implantar a Central de Regulação do SAMU 192 em Campos em caráter tripartite. A adesão deve acontecer na próxima semana. O coordenador municipal da rede, Carlos Roberto Guerra, afirmou que a medida vai, ainda, continuar garantindo o atendimento aos casos prioritários. “A primeira reunião serviu para apresentar o Plano da Rede aos hospitais públicos e particulares de Campos e da região”, disse.

O objetivo do Comitê é a criação de um protocolo de fluxos da urgência e emergência do município, visando à reafirmação da qualidade do nosso atendimento, a fim de garantir o reconhecimento da capacidade instalada do município para se tornar polo regional. Ele foi criado por meio de portaria publicada no Diário Oficial do município.

A finalidade é ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de Urgência e Emergência; buscar melhorar a articulação e a comunicação entre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s 24 h), as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Hospitalares, tornando o atendimento ainda mais rápido e eficaz, com o objetivo de reduzir as mortes ou seqüelas ao paciente.

Além do secretário, compõem o Comitê o coordenador Municipal da Urgência e Emergência; superintendentes do Hospital Ferreira Machado e do Hospital Geral de Guarus, superintendente das Unidades Pré-Hospitalares (UPH´s), coordenador do Programa Emergência em Casa, representante regional do Sistema Estadual de Regulação (SER); representantes da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação, dos hospitais conveniados, do Conselho Municipal de Saúde, da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Polícia Rodoviária Federal, Delegacia do Conselho Regional de Medicina e Autopista Fluminense.

MAIS LEITOS

Desde 2009, o número de diárias autorizadas pela Central de Regulação Municipal aumentou, ajudando a reduzir o número de óbitos. Ao todo, o município dispõe de 1.402 leitos, incluindo os de UTI, de especialidades, clínicos e cirúrgicos. Em 2008, havia apenas 81 leitos de UTI em Campos e hoje são 143. A Prefeitura aplicou mais de R$ 73 milhões em cerca de 30 mil internações hospitalares em 2015. Quase R$ 26 milhões referem-se à produção hospitalar de 2.560 pacientes que utilizaram 24.290 diárias em leitos de UTI.

Campos oferece, também, um aporte financeiro para as diárias de Terapia Intensiva. O valor pago pelo SUS é de R$ 480, mas a Prefeitura paga R$ 1.300 – um aumento de R$ 820. Apesar de o município ter avançado no número de leitos, ainda existem dificuldades, principalmente porque Campos atende toda a região Norte/Noroeste do estado.

photos (3)