Vigilância Sanitária apreende produtos sem Selo de Inspeção Municipal

Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a Vigilância Sanitária realizou a segunda etapa da operação ao longo da BR 101. Foram fiscalizadas dezenas de barracas de doces, às margens da rodovia, principalmente próximo à Rodoviária Shopping Estrada. A Primeira etapa da operação aconteceu em janeiro e prosseguirá ao longo do ano, em outros estabelecimentos, como supermercados e quiosques.

- Foram apreendidas dezenas de queijo e mel, principalmente, além de outros produtos sem o Selo de Inspeção Municipal (SIM), e que estavam sem a temperatura ideal, cuja venda é proibida nesses locais. O material foi incinerado. Ninguém foi detido, mas foram aplicados termos de intimação para os proprietários se enquadrarem às normas vigentes e procurarem os órgãos responsáveis – explicou o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

A ação faz parte de uma série de fiscalizações do órgão, com o objetivo de verificar a validade dos produtos e condições de higiene dos estabelecimentos. Diferentes problemas sanitários são encontrados durante as ações, como alimentos com prazo de validade vencida; carnes expostas, sem indicação de procedência, fracionadas ou embaladas; falta de higiene na manipulação e acondicionamento de alimentos, entre outras.

- O objetivo principal não é punir, mas orientar fornecedores e consumidores quanto ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. O trabalho é permanente e se estende a outros estabelecimentos comerciais. O consumidor também pode fiscalizar os estabelecimentos e denunciar – disse o diretor da Vigilância, Elden Pereira.

Veja as dicas e os cuidados para evitar a compra de alimentos que possam colocar em risco à saúde:

- Os alimentos pré-cozidos, ou seja, que fazem uso de conservantes, e polpas de frutas, devem ser mantidos com temperaturas de -12 a -8 °C.

- Os produtos derivados do leite, a exemplo do queijo e do iogurte, devem ser refrigerados entre 1 e 10 °C.

- No caso dos frios (bacon, salame e presunto) – entre 4 a 8 °C.

- Grandes peças de carne bovina, caprina e suína, devem ser mantidas na câmara de congelamento com a variação de -18 a -12 °C.

photos (9)