Notícias

Novas turmas no Programa de Combate ao Tabagismo

Por Daniele Mialha Vidal

O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde formou mais cinco turmas e vai ajudar mais 100 pessoas na luta contra o cigarro, gratuitamente. Atualmente, cerca de 200 pacientes estão em tratamento. “Aproximadamente 400 pessoas são tratadas/ano”, afirmou o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

Angélica Dezerto afirma sentir muito orgulho por ter sido beneficiada pelo serviço e por ter conseguido abandonar o vício. “Foi uma pena não ter feito isso há mais tempo. Tenho dois filhos e hoje minha vida é totalmente diferente. Foi a melhor coisa que me aconteceu! Achei que nunca iria conseguir, graças a Deus e à Secretaria de Saúde, estou livre”, afirmou.

O tratamento dura cinco meses, aproximadamente, e conta com auxílio de medicamento à base de adesivo e goma de nicotina, além do acompanhamento de equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, psicólogo, médico, terapeuta comportamental, enfermeiros e assistente social. Após esse período, a coordenação oferece apoio aos pacientes para incentivar a perseverança.

Joyce Martins concorda com Angélica. “Fiz o tratamento também na Secretaria de Saúde e foi muito bom. Estou há 9 meses sem fumar”, comentou. O município de Campos apresenta o segundo melhor índice de aproveitamento do estado do Rio de Janeiro, no que diz respeito ao sucesso no abandono do tabagismo, perdendo apenas para a capital.

O aproveitamento das pessoas que deixaram de fumar em Campos, ano passado, foi de 51%, muito além da média nacional, que é de cerca de 15%. As informações são baseadas nos dados do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). “Os grupos terapêuticos acontecem de segunda a sexta-feira, em três horários, inclusive à noite, para facilitar a vida da população”, lembrou o secretário.


11200828_10203024348929939_2280995511748454812_n


Por Kamilla Uhl


26 - Caminhada