Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Coletiva: balanço de casos de dengue, zika e chikungunya

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (25), o vice-prefeito, Doutor Chicão, e o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, apresentaram o balanço de atendimentos na rede municipal de saúde relacionados à dengue, zika e chikungunya. Participaram da entrevista, ainda, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Cesar Salles; o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury; o subsecretário Executivo, Tiago Lisboa; e o diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza.

- A Guerra ainda não está vencida. Este ano, foram confirmados 781 casos de dengue, sendo 607 em janeiro e 175 em fevereiro. A população precisa continuar fazendo sua parte e ajudando no combate ao vetor. Vamos propor uma alteração na Lei municipal 8695, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada esta semana, que autoriza os agentes de combate a endemias a aplicarem multas a quem não colabora com o combate à dengue em seus imóveis, colocando em risco à saúde pública – afirmou Venâncio.

O vice-prefeito lembrou que a eliminação dos focos ainda é a medida mais eficaz, já que a vacina contra dengue ainda não foi implantada na rede pública. ” “Estamos convocando cada um para que, na sua estrutura, seja em escolas, creches, UBS, residências, entre outros, colabore com a prevenção. Não podemos banalizar essas três doenças que são muito graves, não sabemos ainda as consequências e as sequelas todas que estão por vir. Precisamos pensar no coletivo”, disse Doutor Chicão.

Para Cesar Salles, a população ainda não está fazendo sua parte. “De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, nossos agentes de combate a endemias visitam cada imóvel a cada dois ou três meses. Não podemos visitar cada casa uma vez por semana. Sempre que eles retornam, encontram focos novamente. Mesmo com toda orientação e divulgação na imprensa, mais de 80% dos focos ainda são encontrados dentro dos domicílios”, alertou.

Os bairros com maior número de casos confirmados de dengue este ano são Travessão, Centro, Morro do Coco, Conselheiro Josino, Vila Nova, Parque Guarus, Parque Aurora e Goitacazes. “Quanto à zika, este ano foram 152 casos suspeitos, sendo 75 gestantes; e 6 casos de zika confirmados, sendo 4 gestantes. Além disso, são 8 casos suspeitos de chikungunya e 5 confirmados, sendo 3 importados e 2 de Campos”, disse Luiz José.

Foto: Rodolfo Lins