Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Primeira reunião do Comitê Gestor de Urgência e Emergência na próxima semana

A primeira reunião do Comitê Gestor para Implantação da Rede Municipal de Atenção à Urgência e Emergência acontecerá na próxima quinta-feira (3) na Faculdade de Medicina de Campos às 18h30. A informação é do secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, que publicou portaria no Diário Oficial do município, criando o Comitê, essa semana.

- O objetivo do Comitê é a criação de um protocolo de fluxos da urgência e emergência do município, visando à reafirmação da qualidade do nosso atendimento, a fim de garantir o reconhecimento da capacidade instalada do município para se tornar polo regional. O governo do estado já aprovou a transformação de Campos em polo regional. Agora aguardamos a aprovação do Ministério da Saúde – explicou Venâncio.

A finalidade é ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de Urgência e Emergência; buscar melhorar a articulação e a comunicação entre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s 24 h), as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Hospitalares, tornando o atendimento ainda mais rápido e eficaz, com o objetivo de reduzir as mortes ou seqüelas ao paciente.

Além disso, a Secretaria de Saúde pretende implantar a Central de Regulação do SAMU 192 em Campos em caráter tripartite. Atualmente, o município dispõe do Programa Emergência em Casa, pago apenas com recursos provenientes dos royalties do petróleo, sem financiamento estadual ou federal. O programa foi implantado em dezembro de 2009 e recebeu mais de 207 mil chamados, dos quais 104.126 foram de pessoas que precisaram receber atendimento médico.

Além do secretário, compõem o Comitê o coordenador Municipal da Urgência e Emergência; superintendentes do Hospital Ferreira Machado e do Hospital Geral de Guarus, superintendente das Unidades Pré-Hospitalares (UPH´s), coordenador do Programa Emergência em Casa, representante regional do Sistema Estadual de Regulação (SER); representantes da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação, dos hospitais conveniados, do Conselho Municipal de Saúde, da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Polícia Rodoviária Federal, Delegacia do Conselho Regional de Medicina e Autopista Fluminense.

2016-02-25_17-36-40_venancio