PSE: Vacinação contra HPV de volta às aulas

De volta às aulas, centenas de alunos de mais dez escolas das redes pública e particular de educação serão contemplados com a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV). Meninos e meninas serão vacinados por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) em suas próprias unidades de ensino. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, na próxima terça-feira (1) serão beneficiados adolescentes do Cefa Objetivo, e na quarta-feira (2), do Externato João XXIII, ambas no Centro.

- No dia 08 de março, será a vez da Escola Municipal Professora Áurea Simão, no Parque Lebret, e no dia 09 de março, Escola Municipal Lions Goitacá, em Guarus. Ainda em março, receberão o PSE as seguintes unidades: CIEP Brizolão 056 Custódio Siqueira, Escola Municipal Lions II, Centro Educacional São Geraldo, Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz, Externato Brasil e C​olégio​ E​stadual​ Julião Nogueira – afirmou.

A Prefeitura vacinou mais de 55 mil adolescentes contra o HPV. Cerca de 100 mil doses já foram aplicadas. Desse total, 10.500 meninos foram imunizados, colocando o município à frente do Ministério da Saúde, que ainda não oferece as doses para os rapazes.

Campos foi uma das primeiras cidades do país a implantar a vacina, de graça, no Programa Municipal de Imunização, para as meninas. Somente em março de 2014, a vacina contra HPV foi disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde pelo Governo Federal, mas só para as garotas.

- A vacina está incorporada no Programa Municipal de Imunização desde 2010. Nosso modelo de imunização serviu de exemplo para o Ministério da Saúde, que depois de conhecer o projeto de Campos, passou a oferecer a vacina para as meninas do país. No entanto, o governo federal ainda não disponibiliza as doses para os meninos, como fazemos em Campos – concluiu.

photos.php-162-530x352