Notícias

Campos: 2º melhor índice de combate ao tabagismo do Estado

Por Daniele Mialha Vidal

As pessoas que desejam parar de fumar devem se cadastrar no Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, da Secretaria de Saúde. Os interessados devem comparecer à secretaria de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O tratamento tem duração de quatro meses. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Os medicamentos são à base de adesivo e goma de nicotina.


O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência à nicotina, e um fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas, vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares.


Segundo a assistente administrativa do Programa de Combate ao Tabagismo, Mirian Rangel, cerca de 200 pacientes estão em tratamento. Atualmente já existem 100 pessoas inscritas para iniciar o tratamento. Os interessados também podem ligar para o Disque Tabagismo pelo telefone (22) 27261350. (Ramal 1313).


Mirian acrescenta que a base do tratamento é a abordagem cognitivo-comportamental, que conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a deixar o hábito de fumar, rodas de conversas e terapias em grupo, podendo também, ser utilizado um apoio medicamentoso por adesivos de nicotina e goma de mascar. 


- Também são realizados atendimentos com fisioterapeuta, psicólogo, médico, terapeuta comportamental, enfermeiros e assistente social. Após este período, a coordenação oferece apoio aos pacientes para incentivar a perseverança – destaca Miriam Rangel.


O município de Campos apresenta o segundo melhor índice de aproveitamento do estado do Rio de Janeiro, no que diz respeito ao abandono do tabagismo, perdendo apenas para a capital. O aproveitamento das pessoas que deixaram de fumar em Campos, ano passado foi de 51%, muito além da média nacional, que é de cerca de 20%.


Por Kamilla Uhl


photos


26 - Caminhada