Notícias

Programa de Genética vai criar Protocolo de Fluxo de Atendimento

Por Daniele Mialha Vidal

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, realizou reunião com o coordenador do Programa Municipal de Genética, o geneticista Marcelo Coutinho, nesta quinta-feira (18), para tratar da necessidade de criação de um Protocolo de Fluxo de Atendimento para os pacientes do Programa. Além disso, será criado um formulário especial para solicitação de exames no Laboratório de Genética, com detalhamento da indicação clínica e justificativa do médico especialista.

Participaram da reunião, ainda, a coordenadora do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente 2 (CRTCA 2), Viviane Lessa; o coordenador do Programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia), Elias Yunes; e a representante do Laboratório Regional do Hospital Geral de Guarus (HGG), Michelle Wilmen. 

- O objetivo é garantir o atendimento a quem realmente precisa. São exames caros, que custam cerca de R$ 8 mil reais, em média, que, muitas vezes, sao indicados sem necessidade. Está havendo uma demanda espontânea muito grande sem justificativa real. Todas as unidades da rede municipal de saúde e da rede contratualizada receberão o protocolo e o formulário especial – afirmou o secretário de saúde.
Grande parte das solicitações advém da área de endocrinologia, assegurou Venâncio. “Por isso, o coordenador do Hiperdia, que é endocrinologista, vai ajudar a criar o Protocolo”, disse. O HGG é uma das principais portas de entrada das solicitações de exames de mapeamento genético e também vai orientar pacientes e profissionais quanto ao novo fluxo. O documento será publicado no Diário Oficial do município nas próximas semanas. 
O Programa de Genética atende pessoas com Síndrome de Down, Síndrome de Goldenhar, atraso na fala, atraso no desenvolvimento, doenças neurodegenerativas, má formação congênita, casais com aborto espontâneo de repetição, além dos atendimentos realizados em crianças internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com doenças metabólicas. Dispõe de Sala de Terapia Enzimática e, quando necessário, os pacientes fazem exames genéticos, citogenéticos, moleculares, de paternidade, dosagem enzimática, teste do pezinho expandido, entre outros, em parceria com laboratórios conveniados.


Por Kamilla Uhl



IMG_0317


26 - Caminhada