CCZ: 732 mil visitas em imóveis em 2015

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou cerca de 732 mil visitas de rotina em imóveis dos municípios em 2015, promovendo a saúde pública e combatendo o aedes aegypti. Além disso, a Prefeitura promoveu diversos mutirões ao longo do ano passado, nos quais visitou aproximadamente 160 mil imóveis. Desse total, 50% estavam fechados ou apresentaram recusa.

Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, o órgão também fez mais de 70 mil fiscalizações em terrenos baldios. Ele explicou que cada imóvel e cada terreno recebe mais de uma visita ao longo do ano, conforme ciclos previstos pelo Ministério da Saúde.

- Além disso, os agentes de combate a endemias trabalharam mais de 9 mil pontos estratégicos, telaram 25.500 caixas de água, recolheram 32 mil pneus e eliminaram 18.292 focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no ano passado. São considerados pontos estratégicos ferros-velhos, borracharias, obras públicas, hospitais, entre outros – explicou Venâncio.

A população pode denunciar imóveis e terrenos que estejam colocando a vida da população em risco à Ouvidoria do Ministério Público Estadual (MPE), pelo telefone 127; à Superintendência de Postura Municipal, 2723-3781; e ao CCZ, 08002828822. Os responsáveis por causar danos à saúde coletiva poderão sofrer as sanções previstas em lei.

photos.php-23