Travessão terá Dia D contra aedes aegypti nesta sexta

O sétimo distrito de Campos, Travessão, receberá o mutirão do Dia D de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti nesta sexta-feira (19), das 8h às 16h. A ação integrada vai reunir equipes de diversos órgãos da Prefeitura e contará com apoio da Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR 101, segundo o vice-prefeito, Doutor Chicão. Cerca de 4 mil imóveis e 15 terrenos baldios devem ser trabalhados.

- A concentração das equipes acontecerá no CIEP 268 Luiz Carlos de Lacerda, em Travessão. Cerca de 200 servidores atuarão na mobilização que contará com a participação de carros fumacês, caminhões de poda, caminhões vasculhantes, retroescavadeiras, viaturas da Defesa Civil e Guarda Municipal, fiscais de Postura, supervisores de bairro, etc – afirmou Doutor Chicão.

Além disso, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, pais de alunos, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de turma e demais componentes do corpo docente de 17 unidades escolares do sétimo distrito, sendo 15 escolas e 2 creches, promoverão ações de educação em saúde com a comunidade escolar, paralelamente às ações de combate ao vetor.

- O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já está reforçando o trabalho no local desde segunda-feira (15), intensificando as ações de orientação e combate aos criadouros. A Autopista Fluminense atuará às margens da BR 101, no trecho entre o KM 8 e KM 15, fazendo podas e roçadas. A Postura Municipal vai fiscalizar terrenos, ferros-velhos e veículos abandonados que possam colocar em risco à saúde pública – disse Venâncio.

Os alunos da Educação Infantil – até oito anos idade – participarão de atividades voltadas ao tema na própria unidade escolar. Os alunos do quarto ano de escolaridade à Educação de Jovens e Adultos (EJA) visitarão as residências e comércio em torno da escola, disseminando conhecimento. Eles estarão acompanhados das equipes pedagógicas, que já estão sendo capacitadas por técnicos do CCZ, esta semana, a fim de se tornarem multiplicadores de informações.

Além da Secretaria de Saúde, a Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Coordenadoria de Defesa Civil, Superintendência de Limpeza Pública, Superintendência de Comunicação Social, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Postura, CCZ, entre outros, participarão do Dias D.

photos (6)