Notícias

Mutirões contra aedes aegypti em Farol todo final de semana

Por Yohanna Lobo

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está realizando mutirões contra o mosquito aedes aegpyti nos finais de semana em Farol de São Tomé. No sábado (9) e domingo (10), 515 imóveis foram trabalhados e 9 focos eliminados. Desse total, 313 imóveis estavam fechados. As ações vão continuar acontecendo ao longo de todo o Verão da Família 2016, a fim de eliminar as pendências.
 
O objetivo é evitar a transmissão da dengue, zika e chikungunya, conscientizar moradores e veranistas e eliminar possíveis criadouros. Durante o mês de dezembro, 34 bairros e distritos foram visitados pelos agentes de endemias, em mais um mutirão, que trabalhou mais de 83 mil imóveis. Desse total, aproximadamente 44 mil foram fiscalizados; os outros 39 mil estavam fechados ou houve recusa por parte dos moradores.
 
De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, o órgão prossegue realizando novos mutirões em janeiro. Essa semana, estão sendo contemplados, além de Farol, Santa Cruz e Lagoa de Cima. Na semana passada, foram visitados: Rela, Quilombo, Dores de Macabu, Macaco, Cerejeira e Rio da Prata. 
 
Ao longo de 2015, outros 80 mil imóveis já haviam sido visitados em outras mobilizações, totalizando mais de 160 mil imóveis trabalhados somente em mutirões. As ações de rotina também prosseguem em todo município diariamente. 
 
- Só em dezembro, 814 focos foram eliminados, 2.604 terrenos baldios vistoriados, 707 pneus recolhidos, 1.575 sacos de lixo com materiais inservíveis retirados e 512 caixas d`água teladas em diversos locais. Além disso, no ano passado, o CCZ fiscalizou mais de 6.500 pontos estratégicos; recolheu mais de 12 mil pneus; eliminou mais de 22 mil focos do aedes aegypti; e telou mais de 7 mil caixas d’água em 2015 – disse.


Por Kamilla Uhl


photos.php-12


26 - Caminhada