Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Prontuário Eletrônico: mais uma ferramenta contra dengue

Por admin

O Prontuário Eletrônico da Dengue (PED) é uma das ferramentas do município no combate à dengue. Trata-se de um excelente instrumento para o gestor de saúde, pois apresenta, em tempo real e de forma digitalizada, os casos da doença, através de sistema de georreferenciamento, possibilitando o bloqueio epidemiológico de forma mais rápida e eficaz.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a dengue é uma das vertentes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância e Saúde (Cievs), que realiza o monitoramento desta e de outras doenças. Com o PED, a Direção de Vigilância Epidemiológica identifica o endereço do paciente com suspeita da doença, assim que o médico registra o caso no sistema.

- Os dados são enviados para o Centro de Referência da Dengue (CRD) e para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que dispara as ações de vigilância ambiental à residência do paciente, intensificando o combate e a prevenção. Com o prontuário, a propagação da doença é menor – explicou o vice-prefeito.

Ele lembra que médicos de unidades de saúde das redes pública e particular podem realizar notificações no prontuário, disponível no endereço www.saude.campos.rj.gov.br/dengue. “Basta que solicitem o login e a senha na Secretaria de Saúde”, afirmou.

Cievs – O Cievs visa captar as notificações de eventos, que possam se configurar em uma emergência de saúde pública, para disparar as ações de combate e prevenção de forma mais rápida. Outras três vertentes do Centro são a Vigilância da Violência, Vigilância dos Acidentes Biológicos e Vigilância do Câncer.

photos.php-45