Ministério da Saúde ainda em falta com vacinas básicas

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, esta semana, novo documento do Ministério da Saúde a respeito do não envio aos municípios brasileiros de vacinas básicas como DTP, hepatite A e hepatite B. O documento datado em 20 de novembro é assinado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações.

- É uma situação lamentável passarmos por um momento em que praticamente metade das vacinas de rotina está em falta, em especial, a hepatite B, que deve ser aplicada logo após o nascimento. E não existe prazo para que a situação seja resolvida – afirmou o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.

Tetra viral, dupla adulto e vacina contra raiva em cultura celular também estão em falta. A vacina BCG também está com estoque irregular. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu novamente a aplicação das doses nas maternidades do município. As faltas se arrastam há meses, e, em alguns casos, desde 2013.

O município voltou a seguir o plano de contingência da Direção de Vigilância em Saúde, a fim de racionalizar a dispensação e garantir que os casos mais urgentes sejam priorizados. Os pais dos recém-nascidos devem agendar a vacinação da BCG nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente 1 e 2 (CRTCA). Em caso de dúvidas, a população deve ligar para o telefone da Epidemiologia (22) 27261378.

Nota Informativa 170-01Nota Informativa 170-2-01Nota Informativa 170-3-01Nota Informativa -4-01