Secretário de Saúde apresenta avanços na Câmara Municipal

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, participou de audiência pública sobre as diretrizes da saúde em Campos, na Câmara municipal, na tarde desta terça-feira (24). Ele apresentou os avanços conquistados para a população na área em questão nos últimos cinco anos. A sessão foi proposta pelo vereador Doutor Paulo Hirano, presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa.

Além dos vereadores, estiveram presentes: o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Campos, Ezil Batista de Andrade; coordenador do Conselho Regional de Medicina – Seccional Campos, Makhoul Moussalem; diretor da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Jorge Luiz Miranda; conselheiro técnico do hospital Santa Casa de Misericórdia, Cléber Glória Silva; diretor do Hospital Ferreira Machado, Dante Lucas; diretor do Hospital Geral de Guarus, Wilson Cabral; diretora do Abrigo João Viana, Cristina Lima; e o representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (COMUDES), Paulo Cesar Campista.

Segundo Venâncio, o orçamento atual da saúde, para este ano, é de R$ 661.741.680,74. Ele lembrou que o município conta com dois aceleradores lineares, atualmente, para tratamento de câncer. O novo acelerador do setor de Radioterapia do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), tem capacidade para beneficiar cerca de 80 pacientes/mês, e foi adquirido por meio de emenda orçamentária parlamentar do então deputado federal Anthony Garotinho (PR), hoje secretário municipal de Governo. O aparelho está orçado em R$ 2,5 milhões.

Na área de assistência farmacêutica, a Secretaria Municipal de Saúde dispensou mais de R$ 19 milhões em medicamentos, somente de janeiro a setembro deste ano, totalizando mais de 34 milhões de itens de remédios ofertados à população. O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) distribuiu mais de 190 milhões de itens de medicamentos em 2013 e em 2014. Desse total, o governo federal só pagou 10%.

- A Prefeitura de Campos custeia cerca de 90% dos medicamentos ofertados à população. Campos é o município com o maior catálogo de remédios disponibilizados à população. O Ministério da Saúde oferece apenas 140 itens, enquanto em nossa cidade, oferecemos 250 itens. Em 2008, por exemplo, o município oferecia 136 medicamentos apenas à população – disse.

A Academia da Saúde, inaugurada este ano no Parque Nova Brasília também foi citada como outro avanço. Conta com fisioterapeuta, professores de educação física e outros profissionais, tem cerca de 600 pessoas cadastradas e oferece alongamento aeróbico, oficina da memória, pilates e aulas de crochê.

Ele esclareceu que, este ano, mais de 36 mil latas de fórmulas especiais de nutrição foram dispensadas, como por exemplo, neocate, neocate AD, pregomin e aptamil, contemplando cerca de 500 pessoas. “O serviço não é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas é um programa municipal, pago com royalties do petróleo”, afirmou.

O secretário relatou que a Prefeitura repassou às unidades contratualizadas, este ano, mais de R$ 125 milhões em recursos.  Desde 2010, foram pagos quase R$ 841 milhões. A quantia diz respeito aos pagamentos feitos com recursos dos royalties do petróleo e de verba federal, do Fundo Nacional de Saúde.

A Prefeitura vem investindo, ainda, na construção e na reforma de 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é melhorar o atendimento na rede municipal de saúde. Deste total, 11 estão sendo construídas em parceria com o governo federal. Outras dezenas de unidades foram reformadas desde 2010.

Na área da Atenção Básica, a Prefeitura reativou a Estratégia Saúde da Família (ESF) em 26 locais. Até maio de 2016, serão 40 locais, aproximadamente. Mais de 36 mil pessoas foram cadastradas pelos agentes, o equivalente a 11 mil famílias. Diversos outros avanços foram citados como o Programa Emergência em Casa, Programa Saúde na Escola (PSE), Serviço de cirurgia bariátrica, aumento na oferta de leitos de UTI, entre outros.

Geraldo-Venancio-nova