Fisioterapia em Unidades Básicas de Saúde e rede contratualizada

Por José Vicente Alves Neto

Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem o serviço de fisioterapia ambulatorial em bairros e distritos espalhados pela cidade. Além delas, o Hospital Santa Casa de Misericórdia, Hospital Plantadores de Cana, Hospital Escola Álvaro Alvim e outras instituições conveniadas à Prefeitura garantem o atendimento aos casos mais complexos.

Programas como o de Combate ao Tabagismo, o de Prevenção à Asma e Rinite (PROAPAR) e Núcleos da terceira Idade também dispõem de fisioterapeutas. De acordo com o Secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, em 2014, 100.320 sessões foram realizadas nas UBS e 21.120 sessões nos programas, totalizando mais de 121 mil atendimentos.

- Este ano, 72.960 sessões foram realizadas até agosto nas UBS e outras 15.360 nos programas especiais, somando 88.320 sessões. Cerca de 100 profissionais atuam nestas unidades. Além dos atendimentos na rede básica, a Secretaria oferece o fisioterapia no Programa de Assistência Domiciliar (PAD) a pessoas com patologias crônicas, no modelo home care – afirmou o secretário.

Nesses dados não estão incluídas as sessões de fisioterapia realizadas nos hospitais contratualizados e no Hospital Geral de Guarus (HGG), que dispõe de um grande Centro Regional de Reabilitação, onde o paciente com alta complexidade encontra atendimento especializado e avançado, com equipe multidisciplinar.

O Centro de Referência em Tratamento de Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (CRELER/Dort), que funciona no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Norte Fluminense (Cerest), foi inaugurado ano passado e dispõe de aparelhos de eletrotermofototerapia, como os aparelhos de ultrassom, de laser, de eletroestimulação e de infravermelho.

Para saber onde pode ser atendido, o paciente deve ligar para a Gerência de Fisioterapia: (22) 2726-1350. O Hospital Beneficência Portuguesa mostrou desinteresse em continuar oferecendo o serviço por motivos internos e administrativos. Neste caso, o município está redirecionando os pacientes para as UBS e demais entidades.

reabilitação