Mais de 3 mil exames de próstata desde o ano passado

Por José Vicente Alves Neto

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, em 2014 e no primeiro semestre de 2015, 3.147 exames de próstata. Nesse período, foram feitas cerca de 70 cirurgias de próstata. Dados da Secretaria apontam que cerca de 500 pessoas morrem de câncer anualmente no município e o câncer de próstata representa 5% desse total.

De acordo com o médico e coordenador do ambulatório de urologia do Hospital Geral de Guarus (HGG), Felipe Martins, os homens não devem ter vergonha de procurar assistência médica e de participarem do Novembro Azul – Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Próstata.

- Na última semana deste mês, vamos promover um evento com palestras no HGG, com o objetivo de alertar a população contra o câncer de próstata, e fazer o diagnostico precoce da doença - disse o médico. Confira aqui a programação do evento.

De janeiro de 2014 a setembro de 2015, mais de 30 mil procedimentos na área de urologia foram realizados em Campos. Centenas de pessoas foram beneficiadas com consultas médicas especializadas, exames de próstatas, cirurgias ambulatoriais e cirurgias hospitalares. Dos 30 mil atendimentos, 27 mil são consultas e 625 são procedimentos cirúrgicos de rins, ureter, bexiga, uretra, próstata e vesícula seminal.

Somente o HGG fez 7 mil consultas e 300 cirurgias. Os atendimentos foram realizados, também, na emergência do Hospital Ferreira Machado (HFM), e nas unidades conveniadas a Secretaria de Saúde – Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital Beneficência Portuguesa e Hospital Plantadores de Cana.