Recadastramento do Pró-fraldas prorrogado até dia 30

O Programa Municipal Pró-Fraldas prorrogou o prazo para o recadastramento do pacientes até 30 de outubro. O procedimento teve início em agosto e acontece a cada seis meses. O órgão está em novo endereço, à rua dos Goytacazes, 1.161, IPS, onde funciona a sede do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. O atendimento é das 8h às 17h.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o serviço não é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas em Campos é pago com recursos provenientes dos royalties do petróleo. Em outros municípios, os pacientes só conseguem as fraldas por meio de demanda judicial.

- Temos cerca de 3.900 pacientes cadastrados. Até o momento, apenas 900 fizeram o recadastramento. Muitas vezes, os pacientes vão a óbito e a família não informa ao setor, ou tem melhora no quadro clínico e, por essa razão, deixam de precisar das fraldas. Por isso, existe a necessidade de fazer o recadastramento a cada seis meses – explicou o vice-prefeito.

O gerente do Almoxarifado, Rogério Barcellos, lembra que o paciente ou familiar deve apresentar laudo médico, documento de identidade, CPF, cartão do SUS, declaração de vida (fornecida pelo médico) e comprovante de residência. Para informações, dois telefones estão disponíveis: (22) 9972-40491 / 9972-40513.

- A maioria dos assistidos é composta por idosos, mas pessoas de todas as idades são contempladas. São pacientes com Alzheimer, Parkinson, acamados, cadeirantes, diabetes, amputados, entre outras patologias. A maior parte das cidades e estados brasileiros só consegue esse serviço por demanda judicial. Em Campos, dispomos de um programa específico para esse atendimento – explicou Rogério.

fralda