Mutirões: Prefeitura faz nova força tarefa contra dengue

A partir da próxima semana, a Prefeitura realizará mais três mutirões de prevenção e combate à dengue em Guarus, no Centro e na Tapera. A força-tarefa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, terá ação conjunta com a Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, Superintendência de Limpeza Pública, Direção de Vigilância em Saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI).

A informação foi passada pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, na tarde desta quarta-feira (22), que realizou reunião com a Câmara Técnica da Dengue, para definir os últimos detalhes dos mutirões. Participaram da reunião o comandante da GCM, Wellington de Souza Levino; secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel; diretor do CRDI, Luis José de Souza; e diretor do CCZ, Cesar Salles.

- De segunda-feira (27) a quarta-feira (29), a ação conjunta acontecerá no Jardim Carioca, Parque Santo Antônio e Parque Vicente Dias. De 3 a 5 de agosto, no Centro; e de 10 a 12 de agosto, na Tapera. Às quintas e sextas-feiras, os agentes do CCZ darão prosseguimento ao trabalho de rotina em todo município – explicou Doutor Chicão.

A força tarefa contará com seis carros fumacê, 400 agentes de endemias do CCZ, 50 homens da Superintendência de Limpeza Pública e cerca de 2 mil sacos de lixo. A ação conjunta consiste em limpeza de bueiros, recolhimento de materiais inservíveis dos imóveis comerciais e residenciais, capina, varrição, pintura de postes, pintura de meio fio, poda, paisagismo na beira do Rio Paraíba do Sul, limpeza das margens do Rio, recolhimento de pneus, etc.

- Já a partir desta quinta-feira (23), vamos reforçar a ação no Jardim Carioca com os carros fumacê, de manhã e à noite, onde já está havendo uma intervenção da Superintendência de Limpeza Pública, com diversos serviços. Estamos muito preocupados com a curva do número de casos de dengue que continua ascendente – disse o vice-prefeito.

Somente no Jardim Carioca, devem ser visitados aproximadamente 6 mil imóveis. Diversas ações foram realizadas pela Prefeitura, tanto no combate quanto na assistência aos pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde realizou diversos mutirões no início do ano de 2015, em diferentes locais como Ururaí, Tapera, Goitacazes, Donana, Nova Goitacazes, região da Pelinca, Centro e Farol, fiscalizando mais de 50 mil imóveis.

photos.php-156