Notícias

Palestra orienta idosos sobre o mal de Alzheimer

Por Daniele Mialha Vidal

Algumas dúvidas de muitos idosos, sobre o mal de Alzheimer, foram tiradas, na manhã desta terça-feira (21). A palestra sobre a doença foi ministrada pela assistente social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Juliana Santana. O encontro ocorreu no Clube da Terceira Idade. Juliana explicou que há uma diferença entre perda de memória e Alzheimer, os fatores de riscos e protetivos da doença.


O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, ou seja, as células do cérebro as quais chamamos de neurônio vão morrendo de maneira lenta, insidiosa e progressiva. A doença afeta não somente a memória, mas outras funções cognitivas. Com o passar da idade, as chances de ter Alzheimer aumentam. 


Segundo o superintende dos Direitos do Idoso, Gilson Gomes, no clube, os idoso têm a oportunidade de participar de diversas atividades desenvolvidas pelo rupo Amigos da Memória e pela Oficina da Mente. 


- São aprendizados novos e novas habilidades, usando o máximo a capacidade mental de cada participante. Os grupos se reúnem todas as quartas-feiras, das 9h às 11h.São atividades que ajudam os idosos a não desenvolverem o Alzheimer – disse.


Por Kamilla Uhl


palestra


26 - Caminhada