Programa de Tabagismo faz triagem de mais 50 pessoas

O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo prossegue, esta semana, com a triagem de mais 50 pessoas que desejam parar de fumar. Elas já estavam cadastradas na Secretaria de Saúde e vão começar o tratamento contra o vício do cigarro em agosto, de graça, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. A triagem do novo grupo começou sexta-feira (17).

- No dia 7 desse mês de julho, abrimos mais 10 turmas, beneficiando mais 160 pessoas, que já estão em tratamento. Outras 40 já estão concluindo, totalizando 200 pacientes atualmente em tratamento. Em maio, demos alta a mais 50 pacientes, que participaram da formatura aqui na Secretaria. Em 2014, tratamos, aproximadamente, 400 pessoas e, em 2013, 483 pessoas – afirmou.

O município de Campos apresenta o segundo melhor índice de aproveitamento do estado do Rio de Janeiro, no que diz respeito ao sucesso no abandono do tabagismo, perdendo apenas para a capital. O aproveitamento das pessoas que deixaram de fumar em Campos, este ano, foi de 51%. Muito além da média nacional, que é de cerca de 15%.

As informações são baseadas nos dados do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). Os grupos terapêuticos acontecem de segunda a sexta-feira, em três horários, inclusive à noite, para facilitar a vida da população.

O tratamento dura cinco meses, aproximadamente, e conta com auxílio de medicamento à base de adesivo e goma de nicotina, além do acompanhamento de equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, psicólogo, médico, terapeuta comportamental, enfermeiros e assistente social. Após esse período, a coordenação oferece apoio aos pacientes para incentivar a perseverança.

tabagismo